Conteúdo

Versão em espanhol


Dieta para diabéticos

Alimentos recomendados para quem tem diabetes tipo 2, cardápio típico para um diabético.

As dietas que se costuma recomendar a pessoas que sofrem de diabetes mellitus são ricas em fibra alimentícia, sobre tudo fibra solúvel, e pobre em gordura (especialmente gordura saturada). Também, se aconselha reduzir o consumo de carbohidratos, que tem um alto indice glicêmico. No entanto, em casos de hipoglicemia, é aconselhável ter à mão algum alimento ou bebida que possa aumentar rapidamente a glicose do sangue, seguida de um carbohidrato de ação lenta (como pão de centeio) para evitar o risco de hipoglicemia adicional.

Carbohidratos


Dietas para diabéticos
A Associção Americana de Diabetes recomendou em 1994 que 60-70% do consumo calórico de um diabético seja em forma de carbohidratos. Esta é uma afirmação um tanto polêmica, já que alguns investigadores afirmam que é melhor só 40%, enquanto que outros incidem nas vantagens de uma dieta rica em fibra e com 75% de carbohidratos.

Os alimentos que contêm sacarose podem ser substituídos por outros hidratos de carbono ou, se adicionados ao plano de refeições, suplementados com insulina ou outros medicamentos que reduzem a glicose. Se deve evitar o consumo de energia em excesso. A sacarose não aumenta a glicemia mais do que o mesmo número de calorias tomadas com amido. Embora não se recomenda o uso da frutose como adoçante, a fruta não deve ser evitada. O consumo de fibra alimentícia junto com carboidratos é benéfico, já que tem menor impacto sobre o aumento da glicemia do que se consumir unicamente os carboidratos.

Alternativas baixas em carbohidratos


Alguns estudos mostram que dietas baixas em carboidratos podem ser eficazes na planificação alimentícia das refeições da diabetes tipo 2.

Dr. Richard K. Bernstein tem um plano de dieta muito diferente ao exposto anteriormente. Seu plano inclui um consumo muito limitado de carboidratos (30 gramas por dia) junto com a medição frequente da glicose no sangue. Além disso, para os diabéticos que usam insulina, ele propõe pequenas injeções freqüentes de insulina, se necessário. O objetivo de seu tratamento é "estar perto do açúcar normal no sangue" o tempo todo.

Alternativa vegetariana


Estudos recentes demostram que uma dieta vegetariana estrita também pode ser eficaz em diabéticos tipo 2.

Hora das refeições


Para pessoas com diabetes, alimentação saudável não é apenas "o que você come", mas também quando você come. A questão de quanto tempo antes de uma refeição se deve injetar insulina depende do tipo de insulina que se toma, se é de ação longa, média ou rápida. Se os pacientes comprovam que sua glicose no sangue na hora de dormir está baixa, é aconselhável tomar algum carboidrato de ação lenta antes de ir para a cama para evitar hipoglicemia noturna.

Produtos especiais para diabéticos


Tenha cuidado com produtos comercializados como especial para diabéticos, pois podem conter altos níveis de gordura, e alguns deles não apresentam nenhuma vantagem para dietas de diabéticos. Além disso, estes produtos costumam ser caros.